domingo, 20 de novembro de 2011

Uma viagem no tempo... Castelo e Oficina Brennand!!! em Recife PE

 


O Museu de Armas Castelo São João foi criado pelo colecionador pernambucano Ricardo Brennand, que há mais de cinqüenta anos vem adquirindo obras de arte das mais diferentes procedências e épocas, cobrindo um espaço de tempo entre os séculos XV e XXI, com peças provenientes da Europa, Ásia, América e África.

Essas obras de arte estão reunidas em coleções de Pintura, brasileira e estrangeira, Armaria, Tapeçaria, Artes Decorativas, Escultura e Mobiliário.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Tecnologias assistivas!!!

Conceito
 Tecnologia Assistiva é um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover Vida Independente e Inclusão.
É também definida como "uma ampla gama de equipamentos, serviços, estratégias e práticas concebidas e aplicadas para minorar os problemas encontrados pelos indivíduos com deficiências" (Cook e Hussey • Assistive Technologies: Principles and Practices • Mosby – Year Book, Inc., 1995).
No Brasil, o Comitê de Ajudas Técnicas - CAT, instituído pela PORTARIA N° 142, DE 16 DE NOVEMBRO DE 2006 propõe o seguinte conceito para a tecnologia assistiva: "Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social" (ATA VII - Comitê de Ajudas Técnicas (CAT) - Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (CORDE) - Secretaria Especial dos Direitos Humanos - Presidência da República).
O termo Assistive Technology, traduzido no Brasil como Tecnologia Assistiva, foi criado em 1988 como importante elemento jurídico dentro da legislação norte-americana conhecida como Public Law 100-407 e foi renovado em 1998 como Assistive Technology Act de 1998 (P.L. 105-394, S.2432). Compõe, com outras leis, o ADA - American with Disabilities Act, que regula os direitos dos cidadãos com deficiência nos EUA, além de prover a base legal dos fundos públicos para compra dos recursos que estes necessitam.
Os Recursos são todo e qualquer item, equipamento ou parte dele, produto ou sistema fabricado em série ou sob medida utilizado para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais das pessoas com deficiência. Os Serviços, são definidos como aqueles que auxiliam diretamente uma pessoa com deficiência a selecionar, comprar ou usar os recursos acima definidos.
·         Recursos
Podem variar de uma simples bengala a um complexo sistema computadorizado. Estão incluídos brinquedos e roupas adaptadas, computadores, softwares e hardwares especiais, que contemplam questões de acessibilidade, dispositivos para adequação da postura sentada, recursos para mobilidade manual e elétrica, equipamentos de comunicação alternativa, chaves e acionadores especiais, aparelhos de escuta assistida, auxílios visuais, materiais protéticos e milhares de outros itens confeccionados ou disponíveis comercialmente.
·         Serviços
São aqueles prestados profissionalmente à pessoa com deficiência visando selecionar, obter ou usar um instrumento de tecnologia assistiva. Como exemplo, podemos citar avaliações, experimentação e treinamento de novos equipamentos.
Os serviços de Tecnologia assistiva são normalmente transdisciplinares envolvendo profissionais de diversas áreas, tais como:
·         Fisioterapia
·         Terapia ocupacional
·         Fonoaudiologia
·         Educação
·         Psicologia
·         Enfermagem
·         Medicina
·         Engenharia
·         Arquitetura
·         Design
·         Técnicos de muitas outras especialidades
Encontramos também terminologias diferentes que aparecem como sinônimos da Tecnologia Assistiva, tais como “Ajudas Técnicas”, “Tecnologia de Apoio“, “Tecnologia Adaptativa” e “Adaptações”. 

 http://www.assistiva.com.br/tassistiva.html



“Somos diferentes, mais não queremos  ser transformados em desiguais. As nossas vidas só precisam ser acrescidas de recursos especiais.”.” (Peça de Teatro: Vozes da Consciência, BH)
  Tecnologias assistivas. Veja:



quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Novas formas de ensinar/aprender !




Na medida em que os anos vão passando as coisas mudam, como o surgimento de novas tecnologias, diferentes formas de viver, pensar entre outos... afinal estamos em um mundo globalizado e devemos estar atentos a estas mudanças!
Na educação não pode ser diferente, em cada ano que passa os educadores tem que procurar maneiras de inovar sua prática educativa ou então tudo irá mudar e a educação ficará para trás. Não que toda forma tradicional de ensino não terá mais utilidade, contudo o mundo evolui e na educação não pode ser diferente.
Inovações essas que podem ser com o uso de novas tecnologias em sala de aula, jogos educativos, aulas extra-classe fazendo com que o aluno interaja realmente sobre determinado assunto, entre tantas outras formas que assim como essas motivem os alunos a querer aprender, ter conhecimentos. Como tudo tem suas dificuldades INOVAR NA EDUCAÇÃO também tem, porém quando se quer realmente algo e corremos atrás sem medo de arriscar as chances serão maiores para que de certo!
E se nós educadores e educadoras soubermos utilizar com sabedoria cada inovação concerteza a educação será feita de forma mais prazerosa e terá bons resultados!!!

                                                                                                                    Raquel Oliveira 



"A principal meta da educação
é criar homens que sejam capazes de fazer
coisas novas, não simplesmente repetir o
que outras gerações já fizeram.
Homens que sejam criadores, inventores,
descobridores. A segunda meta da educação
é formar mentes que estejam
em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."

Educar: Um ato de amor...